quarta-feira, 21 de março de 2012

DUPLICAÇÃO DA PR-445



A diretoria técnica do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) reuniu-se nesta segunda-feira (19) com um grupo formado por representantes de vários órgãos estaduais e municipais que poderão contribuir para o melhor andamento das obras de duplicação da PR-445, entre os municípios de Londrina e Cambé, no Norte do Estado. As propostas de preços das empreiteiras que participam da licitação devem ser abertas dentro de um mês.

As obras de duplicação da PR-445 vão envolver empresas como a Sanepar, a Copel, as prefeituras locais, e órgãos do meio ambiente, como a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), AguasParaná e Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Segundo o DER, empreendimentos com as características da PR-445 envolvem a resolução de questões operacionais relacionadas às tubulações de água e esgoto e de cabos de fibra ótica, por exemplo, que podem ser afetadas pelas obras. O mesmo caso se verifica com o posteamento da energia elétrica. O diálogo com os atores envolvidos, segundo Cavalcanti, permitirá minimizar os futuros problemas, inclusive com o meio ambiente.

O DER vai encaminhar cópias do projeto de duplicação para os responsáveis dos órgãos envolvidos e, no prazo de 30 dias, terá um retorno, com o mapeamento dos principais problemas a serem resolvidos em cada área. Com isso, os engenheiros poderão elaborar um cronograma de obras mais racional.



Duplicação

A duplicação do trecho de 16 quilômetros da PR-445, entre Londrina e Cambé, foi autorizada pelo governador Beto Richa. Serão construídos 13 viadutos e trincheiras, com investimento total estimado em R$ 104 milhões. O primeiro lote será de seis quilômetros entre o Distrito Maravilha a Avenida Harry Prochet. O segundo terá cinco quilômetros, da avenida até a Universidade Estadual de Londrina (UEL). As duas obras estão orçadas em R$ 79,3 milhões. O último lote a ser duplicado, de 5,8 quilômetros, é um trecho entre a UEL e o viaduto da BR-369, na entrada de Cambé.
www.bonde.com.br