terça-feira, 3 de maio de 2011

Beatificação de João Paulo II, o Peregrino do Amor.


Os 1,5 milhão de fiéis gritavam em frente ao Vaticano, em Roma, “santo subito” (“santo já”, em italiano) quando às 10h37 (5h37h em Brasília) deste domingo passado(01/05/2011), o papa Bento XVI declarou que “o venerável servo de Deus João Paulo II, papa, de agora em diante seja chamado beato”.
O polonês Karol Wojtyla, morto aos 84 anos em 2005, foi beatificado diante de uma multidão que orava silenciosamente em frente ao Vaticano.
Em pronunciamento, o atual papa Bento XVI foi aplaudido quando disse: “Já naquele dia [do funeral] sentíamos pairar o perfume da sua santidade, tendo o povo de Deus manifestado de muitas maneiras a sua veneração por ele. Por isso, quis que a sua causa de beatificação pudesse, no devido respeito pelas normas da igreja, prosseguir com discreta celeridade. E o dia esperado chegou! Chegou depressa, porque assim aprouve ao Senhor: João Paulo 2º é beato!”
Em seu discurso ele também ressaltou a fé do antecessor pela Virgem Maria e seu papel em encaminhar as modernizações do Concílio Vaticano 2º (1962-65).